Mergulhar é bom demais !
Facebook Youtube

NOTÍCIAS

13/06/2017

Mergulhador morre de causas naturais em Cabo Frio

Nossa equipe recebeu o relatório abaixo, o qual se refere ao falecimento de um mergulhador durante uma operação de mergulho. Por motivos jurídicos, suprimimos os nomes, pois entendemos que nosso objetivo é informar o fato e motivos que levaram à morte, não expondo o falecido e os envolvidos.

Relatório

No último dia 20 de maio, veio a falecer um mergulhador durante uma operação na Ilha dos Papagaios, em Cabo Frio, Rio de Janeiro.

Antes de iniciar o mergulho, o falecido se queixou de um cansaço extremo e dor em um dos joelhos, fazendo com que retornasse para a embarcação, sendo ajudado pela equipe de superfície e por um instrutor.

Por volta das 10:45h, teve um mal súbito, vindo a cair no convés da embarcação, apresentando dificuldades para respirar e falar.

No mesmo instante foi acionado o serviço de emergência do Corpo de Bombeiros, ficando combinado de encontrar a equipe deles ao Iate Clube de Cabo Frio, e foi dada ordem para abortar a operação, onde os mergulhadores foram chamados para regressar de forma imediata para a embarcação.

Entre os passageiros encontravam-se dois médicos, que prontamente assumiram os procedimentos de massagem cardíaca e respiração artificial, auxiliados pelos instrutores.

Às 11:11h a embarcação chegou no Iate Clube de Cabo Frio, onde a ambulância do Corpo de Bombeiros já se encontrava. O mergulhador foi colocado na maca dos bombeiros e os procedimentos de massagem cardíaca e respiração artificial continuaram sendo feitos.

Os bombeiros tentaram ressuscitação utilizando desfibrilador e injeções de adrenalina. A tentativa de reanimação do mergulhador continuou por mais uns 15min, quando os bombeiros decidiram levá-lo para o hospital, contudo, infelizmente foi declarado o óbito decorrente de infarto.

Documentação

O equipamento do falecido foi separado para análise e registro.

Suprimento de ar: 200 BAR;
Profundidade: Profundímetro zerado, pois não houve imersão;
Lastros: Cinto de lastro com 10Kg;
Roupa: Macacão de neoprene de 7mm.

Testemunhas

Todos os procedimentos adotados durante e após o incidente foram devidamente registrados, em parte através de fotografias, que foram arquivadas e as respectivas cópias encaminhadas às partes envolvidas. Tais registros se encontram a disposição na operadora de mergulho para qualquer esclarecimento necessário.